Reconhecimento facial em aeroportos poderá acelerar processo de entrada e saída

7 07 2017

Portões automatizados com a tecnologia vão acelerar os procedimentos com os japoneses, liberando assim mais funcionários da imigração para fazer a triagem de passageiros estrangeiros

reconhecimento facial japao
O Ministério da Justiça anunciou na terça-feira (4) um plano para introduzir um novo tipo de portão automatizado nos principais aeroportos do país. O objetivo é acelerar os procedimentos de passageiros japoneses enquanto permite que mais funcionários da imigração façam a triagem de cidadãos estrangeiros, em uma medida que visa conter o terrorismo e bloquear a entrada ilegal.

“Ao suavizar os processos de imigração de entrada e saída para os cidadãos japoneses, podemos ter mais funcionários realizando a triagem de cidadãos estrangeiros”, de acordo com um comunicado de imprensa divulgado pelo ministério no dia 4 de julho.

Com a expectativa de que 40 milhões de turistas do exterior venham ao Japão em 2020, e 60 milhões em 2030, é fácil prever que aeroportos tenham falta de funcionários da imigração, de acordo como o Ministério da Justiça.

Os novos portões vão destacar câmeras que tiram foto dos passageiros. Ao usar a tecnologia de reconhecimento facial, a foto tirada será comparada com dados de imagem obtidos de passaportes. O processo todo vai levar menos de 15 segundos.
Portões do tipo também serão instalados nos aeroportos de Narita, Chubu e Kansai

O ministério introduziu portões automatizados similares que usam autenticação de impressão digital em 2007, mas menos de 10% dos passageiros os usaram em 2016. É possível que os portões não tenham se popularizado porque exige-se que os usuários registrem suas impressões digitais antes de seus voos, disse um funcionário. Os novos portões não vão exigir tal registro com antecedência.

Três unidades desse tipo vão ser instaladas no Aeroporto de Haneda (Tóquio) no início de outubro, que serão usados por passageiros japoneses na chegada.

A previsão é de que tais portões automatizados sejam instalados em outros 3 principais aeroportos – Narita (Chiba), Chubu (Aichi) e Kansai (Osaka) – até o final de 2018.

Para cidadãos estrangeiros que vêm ao Japão geralmente a negócios, portões automatizados já estão disponíveis em principais aeroportos desde novembro passado.
Fonte: Portal Mie com Japan Times

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: