Usina nuclear de Fukushima se transforma em popular destino turístico

12 01 2016

fukushima-japaoPode parecer surreal, mas a usina nuclear de Fukushima, onde cerca de 7 mil pessoas trabalham dia e noite para desativar o reator danificado que assustou o mundo em março de 2011, está se tornando um destino turístico popular.

Até o final de setembro do ano passado – pouco mais de quatro anos após o acidente nuclear – cerca de 16 mil pessoas já havia visitado a usina.

Inicialmente, os visitantes eram predominantemente políticos e jornalistas. Mas, recentemente, pessoas comuns estão se inscrevendo para controverso passeio.

Nana Ohashi, uma estudante universitária que visitou o local no ano passado juntamente com outros 18 colegas, disse ao jornal Asahi que será impossível de sua geração ignorar os problemas da energia nuclear.

O passeio conhecido pela sigla AFW (Appreciate Fukushima Workers) ou “Apreciar Trabalhadores Fukushima”, é organizado por um ex-funcionario da TEPCO (Tokyo Electric Power Co), operadora da usina.

Akihiro Yoshikawa começou a organizar as visitas monitoradas em 2015 como o objetivo de mostrar os trabalhos de desmantelamento da usina aos moradores da região.

“Se os cidadãos comuns abandonarem o interesse pelo local, a instalação ficará ainda mais fechada para o resto do mundo”, disse Yoshikawa ao Asahi.

Ao contrário dos trabalhadores do local, os visitantes não são obrigados a usar equipamentos de proteção. O traje básico é composto por luvas de algodão, calçados especiais e máscaras descartáveis. No entanto, os visitantes são obrigados a carregar um aparelho que mede a radiação. Para reduzir a exposição à radiação, os visitantes permanecem o tempo todo dentro do ônibus com as janelas fechadas.

De acordo com a TEPCO, cerca de 900 pessoas visitaram a usina no primeiro ano após o acidente. Desde então, o número anual de visitantes continua aumentando.
Fonte: IPC Digital


Ações

Information

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: